Volvo, fazendo do endomarketing uma prática de negócios

A Volvo participa ativamente de programas esportivos e culturais. Através do patrocínio de projetos e instituições cujos valores coincidem com os seus, a empresa complementa os esforços tradicionais de marketing e de relações públicas, buscando atingir os seguintes objetivos:

  • criar novas oportunidades para desenvolver boas relações com clientes e líderes de opinião;
  • aumentar o conhecimento da marca e traalhar seu perfil junto a públicos específicos;
  • adicionais novas dimensões à marca;
  • criar fontes de atenção, que ajudam a empresa a vender produtos.
  • Para a Volvo, deve haver um objetivo claro e comercial em suas atividades de patrocínio. O custo-benefício de cada uma é avaliado em termos absolutos e comparado com alternativas de comunicação, dirigidas a públicos específicos. Com relação à seleção de atividades, estabelece como critério a ênfase nos valores centrais da empresa: qualidade, segurança e meio ambiente. A estratégia básica é a do patrocínio de eventos de alto impacto, atraindo ampla cobertura de mídia, apresentando a marca a uma nova audiência ou consolidando a imagem da marca em mercados estabelecidos. As unidades da empresa, na Suécia, são estimuladas a usar os programas de patrocínio para modelar sua imagem e incrementar o nível de vendas em suas localidades. A empresa somente participa de eventos que permitam reedições por no mínimo três anos e privilegia a exclusividade. A participação do departamento de marketing é fundamental e o envolvimento dos funcionários em geral também é estimulado. Para avaliar seus resultados, a empresa implementa uma gama de pesquisas, especialmente através de estudantes e consultores.

    Dentre os programas culturais patrocinados pela Volvo, os de maior destaque são da Ópera de Gotemburgo e o da Orquestra Sinfônica de Gotemburgo, a orquestra nacional sueca, aclamada como uma das mais importantes da Europa. Além de reforçar o nome da empresa na região e associar seus valores com os de uma instituição de alto nível, o patrocínio da Orquestra é visto pela empresa como uma excelente forma de oferecer um programa cultural compatível com a exigência de qualidade de vida feita por funcionários qualificados. Segundo Hans Renström, Diretor para Relações Comunitárias na matriz sueca, “ Cultura é uma parte pequena mas importante de nosso patrocínio, buscando elevar a associação do nome da empresa com eventos culturais de alto nível. Deve ser vista não só como um complemento para os esportes mas também como uma forma de reforçar laços com a comunidade e os funcionários. Uma vida cultural desenvolvida também atrai profissionais especializados para qualquer cidade ou local de trabalho”.



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